O PAPEL DO ESTUDANTE DE ECONOMIA À LUZ DOS ESTUDOS REALIZADOS NO GRUPO DE ESTUDO DE LETRAMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • Miqueias dos Santos Cirino
  • Marcos José Martins Pereira Filho
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Apresenta-se a perspectiva de um estudante de economia a partir da experiência vivenciada em um grupo de estudos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) acerca do ensino de matemática, no ano de 2020. O grupo estudou a obra Educação matemática do autor D’Ambrosio (2009), resultando em diversos pontos de opiniões e contextos teóricos dos dias atuais alinhados à prática educacional. Objetiva-se analisar as contribuições do autor para a educação matemática, sob à perspectivado do estudante de economia. Para tanto, realiza-se uma leitura bibliográfica e reflexiva do livro Educação Matemática, do autor D’Ambrosio(2009) sobre o conhecimento matemático, mostrando um panorama histórico, a evolução da disciplina, os atrasos e suas consequências na estrutura pedagógica até os dias de hoje. Do ponto de vista da matemática, o autor reforça que deve ser mais dinâmica e crítica, alinhada a ideologia holística. Do ponto de vista da economia estuda a interação da sociedade e seus recursos, bem como o comportamento do homem. As análises apontam que tal percepção nos ajuda a entender a importância da matemática como uma ferramenta de produção de conhecimento e evolução tecnológica do homem, além de seu estudo no desenvolvimento social de se compreender e de otimizar tomadas de decisões que o leva a um prazer individual e/ou coletivo. Observa-se também um novo pensar pedagógico, procurando diferentes formas de melhorar dentro e fora da sala de aula, o ensino da matemática. Na percepção econômica, mostra-se como as aplicações dos estudos da matemática no Brasil vem caminhando lentamente, seja por conta de pouca oferta do lado da pesquisa ou do lado da atualização da formação de professores. Por fim, considera-se esse estudo relevante, pois propõe a mudança desse cenário que traz um déficit na formação lógica do ensino básico para os alunos que deve ver a matemática como uma ferramenta didática muito além de números.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior