OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES CURRICULARES DO CURSO DE DESIGN-MODA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, FRENTE À COVID19

Autores

  • Cyntia Tavares Marques
  • Araguacy Paixão Almeida Filgueiras
  • Emanuelle Kelly R Silva
  • Francisca R N Mendes
  • Maria do Socorro Araujo

Resumo

O currículo do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) é objeto de constantes reflexões, tanto por parte do seu Colegiado, quanto do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que considera o aluno, o professor, a instituição, o mercado, o cenário sociopolítico e as instâncias reguladoras do país. Se pensar o currículo em suas múltiplas dimensões já é um desafio por natureza, ampliam-se as dificuldades quando essa reflexão é exigida de modo urgente, frente a uma pandemia que nos afeta em todas as dimensões. O presente artigo tem o objetivo de apresentar os desafios e as possibilidades curriculares do curso de Design - Moda da UFC frente a Covid19. Metodologicamente, esta é uma pesquisa-ação que se iniciou com a revisão bibliográfica em torno de categorias como currículo e educação superior e foi tomando corpo com os resultados obtidos em pesquisas de campo junto aos corpos docente e discente. Os primeiros escreveram relatos de experiência e responderam questionários no Google docs, enquanto o estudantes responderam somente às questões do formulário. Os dados obtidos foram divulgados omitindo-se os nomes dos envolvidos, para preservação das suas identidades. Foram apresentados em reunião junto aos professores. Assim, nortearam as propostas de ações que pareceram mais adequadas ao contexto da pandemia nos semestres de 2020.1 e 2020.2.Trata-se de uma pesquisa em andamento, pois ainda levará em conta os resultados da pesquisa referente ao semestre em curso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior