PRÁTICA DIDÁTICA COOPERATIVA - O QUE O MONITOR TRAZ, O QUE O PÓS-GRADUANDO ENSINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Samia JÉssica da Silva Tavares
  • Maria Jennifer Chaves Bernardino
  • Vilma Lima
  • Vilma de Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: O Programa de Iniciação à Docência é uma continuidade às aulas ministradas pelos docentes. Entretanto, muitos são os desafios para o monitor planejar e sumarizar os conteúdos de forma clara e objetiva. Assim, a integração entre monitores e pós-graduandos pode aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma mestranda sobre um treinamento de metodologias ativas de ensino e aprendizagem direcionadas aos monitores da disciplina de Farmacologia do curso de Odontologia da UFC-Fortaleza. METODOLOGIA: Primeiramente, a pós-graduanda participou como ouvinte das reuniões de monitoria. Em seguida, foi realizada uma aula dialogada sobre as metodologias ativas, interligando-as com os saberes prévios dos monitores. Por fim, aplicou-se um questionário avaliativo sobre a contribuição do treinamento para o planejamento das atividades de monitoria. RESULTADOS: Dos 8 monitores, 6 participaram do treinamento. Em relação às noções prévias sobre como preparar as atividades, 3 monitores afirmaram que se baseariam nas necessidades enquanto alunos da disciplina, 2 utilizariam práticas de outros monitores e 1 monitor aguardaria direcionamento docente. Com relação as dificuldades para a elaboração das atividades, 3 monitores referiram a falta de criatividade como o maior obstáculo; os demais elencaram apego às práticas conhecidas de monitoria, medo de lidar com o público e o desconhecimento da efetividade de uma nova atividade. Por fim, 100% dos monitores consideraram o treinamento como efetivo para o esclarecimento de conceitos relacionados às metodologias ativas, estimulação do pensamento crítico e autonomia, contribuindo de forma substancial para o planejamento das atividades de monitoria, onde a participação da pós-graduanda foi encorajada. CONCLUSÃO: A integração entre os monitores e a pós-graduanda ampliou as dinâmicas de ensino-aprendizagem na disciplina, estimulando mutuamente o interesse pela carreira docente. Apoio: CAPES e PID-UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior