PROFESSORES EM FORMAÇÃO: FATORES DE EVASÃO EM ENSINO HÌBRIDO

Autores

  • Eliana Alves Moreira Leite
  • José Alberto Lencastre Jlencastre@ieuminhopt
  • Bento Duarte Silva Bento@ieuminhopt
  • Herminio Borges Neto

Resumo

Com a expansão dos cursos de formação para professores na modalidade da Educação a Distância (EaD) amplia-se a heterogeneidade dos estudantes que estão imbricados neste processo com diferentes realidades. Diante deste cenário, instituições que gerenciam estes cursos, possuem vários desafios para atender a complexidade destes sujeitos. Dentre estes desafios das instituições que ofertam cursos em EaD, destaca-se a evasão. O presente trabalho, tem como objetivo investigar os possíveis fatores que influenciaram a evasão de professores da Educação Básica em curso lato sensu em Educação Ambiental, a partir da percepção dos cursistas. A oferta do curso foi por uma universidade pública, com apoio do ensino híbrido. Foram matriculados 133 professores, tendo o índice de 59,3% de professores concludentes e 40,6% de não concludentes e evadidos. O percurso metodológico, configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa. O instrumento da coleta de dados foi um questionário on-line aplicado aos professores não concludentes, indagando sobre os motivos que levaram à evasão, com o retorno de 21 respondentes (38,8%). O conteúdo das respostas foi referência para categorias relacionadas a evasão em EaD, tendo o referencial teórico baseado em fatores situacionais (questões pessoais) e institucionais (resultantes da estrutura da universidade). Para os fatores situacionais, citaram: conciliar trabalho e demandas do curso, problemas de saúde, choque de horários com outras atividades, deslocamento difícil ao campus, despreparo tecnológico. Quanto aos fatores institucionais, citam: falta de proximidade com o professor-tutor, ausência de interação, excesso de atividades, feedback demorado, não atendeu as expectativas. Os resultados alcançados podem servir de parâmetros às instituições que planejam cursos de formação nessa modalidade, principalmente como indicativos para a elaboração de estratégias pedagógicas que possam atender aos cursistas para dirimir a problemática da evasão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior