PROGRAMA FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, DENOMINADO DE PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO(PAAP): OBJETIVOS, PRINCÍPIOS E MISSÃO

Autores

  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Dijane Maria Rocha Victor
  • Jose Vieira da Costa Neto
  • Nataly Alves Holanda
  • Maria José Costa dos Santos
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Trata-se de um Programa de Formação para Docência do Ensino Superior denominado de Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico veiculada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica da Universidade Federal do Ceará(PAAP/COIDEA/EIDEIA/UFC), o qual tem como pressuposto principal a formação técnico-pedagógica de professores, técnicos e estudantes, sob o tripé universitário do ensino, pesquisa e extensão, olhando para a gestão acadêmica, sob o prisma da Inovação Pedagógica. Objetiva-se refletir sobre ações formativas desenvolvidas no âmbito do PAAP a partir da avaliação realizada pelo público atendido no ano de 2020, em tempos de pandemia da Covid19. Para tanto, apresenta-se os objetivos, princípios e missão, além das ações realizadas e Canais de divulgação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, na visão de Yin (2002). Utilizou-se do documento oficial sobre a elaboração do PAAP, já para a coleta dos depoimentos deu-se via google forms. As análises deram-se à luz das ideias Foucaultianas do Discurso como Ferramenta Metodológica de Pesquisa Foucault (1970), sobre as avaliações das ações formativas a partir das narrativas do público. Os resultados apontaram que nesse momento de pandemia, as ações do Programa foram fundamentais para que as práticas pedagógicas ocorressem, mas percebeu-se a necessidade de maior divulgação, especialmente nas ações formativas de médio e longo prazo. Considera-se portanto, relevante apresentar esse tema, visando maior divulgação para à comunidade acadêmica das atividades realizadas e destacando as potencialidades integradoras e articuladoras do programa nos campi, unidades e cursos da UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior