RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO CURSO DE PSICOLOGIA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Samanta Basso
  • Aline Gabriele Carvalho de Lima
  • Karla Patricia Holanda Martins

Resumo

O presente escrito objetiva a apresentação de um relato de experiência de Estágio em Docência, escrito por uma mestranda e uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A disciplina foi ministrada ao quinto semestre do curso de Psicologia da UFC e intitulada “Psicologia da Saúde”. Foram trabalhados textos, lives e relatos por vídeo da experiências de psicólogos(as) que trabalham na área da saúde. Demonstrou-se assim as diversas interfaces da psicologia com o campo da saúde, habilitando os futuros psicólogos à reflexão crítica de suas possíveis atuações neste âmbito. Após as duas semanas iniciais de aulas presenciais, passou-se ao modo remoto até a conclusão do semestre letivo, devido aos riscos impostos pela pandemia de COVID-19. Conferiu-se assim, um acréscimo aos desafios inerentes à disciplina, como por exemplo: a transposição do modo presencial ao modo digital, tanto das aulas quanto das avaliações; a busca por materiais atualizados sobre implicações da recente pandemia ao trabalho dos psicólogos(as) da saúde. Além disso, sempre sob a orientação da professora da disciplina, foram realizadas atividades de: reformulação no planejamento das aulas; ministrar aulas; comunicação intra e extraclasse com os estudantes; reuniões de planejamento; correção de trabalhos e estudos dirigidos. Além do aprendizado proporcionado por tais atividades, traz-se também como resultado o escrito de cunho experimental de um e-book, escrito de forma conjunta pelos estudantes, estagiárias e professora, intitulado “Psicologia da Saúde em Tempos Pandêmicos". Portanto, considera-se que a experiência contribuiu para a aproximação das autoras ao campo docente, mais especificamente em seu potencial de criação, que fomentou a realização de registro em e-book e que propiciou um semestre de aprendizados, mesmo que em contexto adverso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior