RELATO SOBRE AS AÇÕES DO PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO – PAAP EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS

Autores

  • Haiani Larissa de Souza Mendes
  • Carlos Alves de Almeida Neto
  • Eliziete Nascimento de Menezes
  • Gabriela de Aguiar Carvalho
  • Wendel Melo Andrade
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Este relato de experiência busca descrever as ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), referentes ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) durante a suspensão das atividades educacionais, estratégia preventiva a propagação do Coronavírus, ocasionando a adoção e implementação do ensino remoto. Considerando tais fatos, o Conselho Nacional de Educação (CNE) através do parecer nº 5/2020, definiu a necessidade de reorganização das atividades acadêmicas aos sistemas e às redes de ensino, de todos os níveis, etapas e modalidades, autorizando assim, sistemas de ensino a computarem atividades não presenciais no cumprimento da carga horária anual durante o período pandêmica. Tal cenário exigiu mudanças imediatas por parte das instituições de ensino, que possibilitassem a elaboração de um planejamento das etapas de implementação do ensino através das ferramentas digitais, formação de professores para atuar com esses recursos e a organização da infraestrutura tecnológica necessária. Com isso, o presente relato tem como objetivo discorrer sobre o planejamento das estratégias das ações desenvolvidas pelo PAAP durante a pandemia da Covid-19, bem como a citação dos entraves encontrados e impactos observados. O relato das ações promovidas pelo Programa em formato de webinários, weboficinas, tutoriais, lives e webconferências, durante o período de abril à dezembro, foram direcionadas ao corpo docente da UFC. Constatou-se que os saberes profissionais dos professores participantes foram modificados em detrimento de novas demandas educacionais vigentes. Em meio a inúmeros entraves que podem ser atrelados a aspectos estruturais ou até dificuldade de manusear as ferramentas disponíveis, é possível inferir que os professores participantes das ações do PAAP puderam conhecer e utilizar e aprimorar novos recursos e possibilidades para o uso das TDIC em contexto educacional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior