SALA109: A REINVENÇÃO DA SALA DE AULA

Autores

  • Antonio Wellington de Oliveira Junior
  • João Vilnei de Oliveira Filho
  • Eliezer Nogueira do Nascimento Junior

Resumo

Atendendo ao princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão, a “Sala109” é um projeto interdisciplinar e multimidiático que consiste na criação, gestão e curadoria de uma sala de aula como espaço físico multipropósito e de um sítio virtual na rede mundial de computadores os quais contribuam, prioritariamente em nível regional, com a formação técnica, artística, crítica e acadêmica de profissionais, pesquisadores, professores e alunos das áreas de Comunicação e Artes, a partir da educação baseada em projetos; da integração entre os campos e tipos de conhecimento, entre níveis de formação, entre setores e classes sociais e universidade e entre pesquisa acadêmica e criação artística. A Sala109 estimula a formação em sala de aula a partir do desenvolvimento de projetos de caráter inovador, sustentável e inclusivo principalmente nas comunicações e nas artes: pesquisas acadêmicas e artísticas, publicações, exposições, cursos, palestras, ateliês, grupos de estudo, etc. o projeto investiga as possibilidades e limites didático-pedagógicos da sala de aula na contemporaneidade. O projeto é desenvolvido em colaboração com os artistas-pesquisadores professor doutor João Vilnei de Oliveira Filho (Professor Adjunto do Curso de Design Digital – UFC Campus Quixadá) e Eliezer Nogueira do Nascimento Junior (Doutorando em Design da Escola Superior de Design Industrial-ESDI da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ) junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA – grupo de pesquisa cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa-DGP do CNPq e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Artes-PPGARTES do Instituto de Cultura e Arte-ICA da Universidade Federal do Ceará-UFC – em parceria com o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura-ID+, de Portugal.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior