TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Autores

  • Leandro de Abreu Andrade
  • Adriana Isabel Rodrigues Marcos
  • Rodrigo Fernandes de Lucena
  • Silvia Elizabeth Miranda de Moraes

Resumo

Este trabalho discursa com base na denominada “Educação Global”, definida pela Declaração de Maastrich (2002), como uma educação que abre os olhos e as mentes das pessoas para as realidades do mundo globalizado. Pensando no desafio que determinou a professores e estudantes um aprendizado rápido de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), objetivou-se, através deste trabalho, realizar uma pesquisa educacional que levou em consideração a necessidade da adaptação do currículo de formação inicial de professores no qual inclua a tecnologia digital para desenvolvimento de conteúdos inter e transdisciplinares que garantam um preparo mais global desses docentes em formação. São utilizados, na pesquisa de campo, procedimentos metodológicos de natureza qualitativa-quantitativa, através de dados objetivos e análises subjetivas. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário, sob a forma de formulário eletrônico, a profissionais da educação. Os resultados revelam que a grande maioria dos educadores pesquisados tiveram que se adequar ao ensino remoto imposto pelo período pandêmico hodierno, mesmo com pouca ou sem nenhuma formação específica na área tecnológica. Mais da metade dos pesquisados informou ter encontrado dificuldade no aprendizado emergencial e compulsório destas novas tecnologias educacionais voltadas para a aplicação de aulas remotas. Todos os entrevistados relataram o desejo de aprender mais sobre tecnologias voltadas para a educação. Podemos inferir, desta forma, que grande parte da dificuldade apresentada na utilização das tecnologias emergenciais para aulas remotas se deve ao fato de estes profissionais não terem tido acesso à uma formação sólida anteriormente, tendo que se adequar de forma empírica à condição imposta por uma crise sanitária de termos globais. Desta forma, este estudo propõe um debate acerca da adequação do currículo dos cursos de licenciatura às novas tecnologias educacionais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior