USO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS NAS AVALIAÇÕES DAS DISCIPLINAS DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA.

Autores

  • Mayara Rodrigues Uchoa
  • Viviane Castro dos Santos
  • Leonardo de Almeida Monteiro

Resumo

Diante de um novo cenário, a pandemia afetou o sistema educacional criando um grande desafio: reinventar o tradicional método de ensino antes ministrado em salas de aulas. As plataformas online, se tornaram então ferramentas pedagógicas que vêm demonstrando boa adesão pelos estudantes e professores. Nas disciplinas de mecanização agrícola, as avalições passaram a ser realizadas através do Google Forms, que pode ser utilizado para criar formulários online, produzir pesquisas de múltipla escolha, fazer questões discursivas, solicitar avaliações em escala numérica etc. A avaliação fica disponível por um determinado tempo, o que permite que os alunos possam acessá-la a qualquer instante dentro do prazo de entrega. Um aluno que tenha dificuldade de conexão estável, pode retornar em outro momento, sem prejuízo. Para o professor as ferramentas permitem desenvolver diversas habilidades e competências. Com a facilidade de edição do formulário online, ele consegue por exemplo otimizar seu tempo elaborando provas diferentes para cada turma com possibilidade de modificar a ordem das questões. Além disso, a plataforma permite que o professor dê aos alunos um feedback mais completo, podendo enviar junto com a nota, um compilado das respostas certas de todos os itens e adicionar observações e explicações junto de cada alternativa. Esse feedback é também importante para o próprio docente, que consegue ter uma visão mais clara sobre o desempenho dos alunos, identificar as questões que a maior parte da turma errou e consequentemente reforçar esses pontos durante as aulas. O Google Forms apresenta inúmeras vantagens, o serviço é gratuito, fácil de obter sendo necessário apenas uma conta no Google, possui uma interface simples e intuitiva, elabora gráficos e relatórios em tempo real e ainda permite uma quantidade ilimitada de perguntas. Sendo assim, é evidente que a plataforma contribui para a metodologia pedagógica dos docentes nas aplicações de avaliações no ensino a distância.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Docência no Ensino Superior