APRENDENDO A ENSINAR: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE ESPANHOL

Autores

  • Marina Silva Pereira Soares
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as atividades realizadas durante a vigência da bolsa Residência Pedagógica, no ano de 2020/21. Ao longo de dez meses, desempenhamos atividades de observação, diagnóstico e regência. Após um período de ambientação, planejamos e ministramos um projeto de intervenção que consistiu em um minicurso destinado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O referido minicurso teve como objetivo principal desenvolver as quatro competências comunicativas por meio de interações nos encontros semanais e em postagens na plataforma Instagram. Para dinamizar as aulas, fizemos uso das Metodologias Ativas, valendo-nos de ferramentas diversificadas, como Kahoot, Genially e WordWall. Para o desenvolvimento das atividades, baseamo-nos em aportes teóricos sobre Metodologias Ativas, conforme Berbel (2011) e nos pressupostos de Simone Teixeira et al (2017) sobre o uso do Instagram como ferramenta de ensino. Dividimos o minicurso em dois módulos, o primeiro trabalhado nos meses de maio e junho e o segundo nos meses de agosto e setembro. A fim de analisar os resultados obtidos, foi feita uma enquete com os alunos via Google Forms, além das avaliações das atividades desenvolvidas em sala. Verificamos que os alunos mostraram avanços significativos nas competências comunicativas almejadas. Diantes dos resultados alcançados, concluimos que os ensinamentos teóricos e práticos promovidos a nós bolsistas, até o momento, engrandeceram nossa experiência como docentes, nos possibilitando conhecer não só a teoria por trás de como ser um professor, mas também a realidade do trabalho docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes