LIGAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPOS IMPOSSÍVEIS.

Autores

  • Elton Ferreira Barbosa
  • Renata Kely da Silva

Resumo

A reflexão sobre a experiência, atravessamentos e afetividade geradas em sala de aula, na Residência Pedagógica,traz a proposta de interações que produza uma educação sensível. Com o objetivo de estimular as relações e afetividades em tempos tão distantes de afetos relacionais, buscamos a sensibilização dos alunos para as questões coletivas sociais, onde lançamos luz sobre a construção da percepção para a necessidade da humanização das relações, visto que essa realidade pandêmica nos trouxe o desafio de vivermos em quadrados, seja em telas virtuais, ou presos a esses modelos postos de experienciar as novas formas de interações. Uma vez inseridos nessa realidade, seguimos buscando uma educação capaz de provocar sensibilidades e estimular afetos dentro e fora de sala de aula. A disciplina de arte por vezes se mostra uma ponte sólida para essas travessias com destino a formação integral do ser humano enquanto um ser composto de corpo, mente, espírito, como um ser autônomo, crítico e pensante. A busca por metodologias voltadas para o sensível permeou a tentativa de fazer com que os alunos experimentassem, em sala, sensações capazes de suscitar outra vivencia, bem como a confiança e respeito ao próximo. O exemplo foi à aula onde discutimos o uso das indumentárias: foi proposta uma dinâmica com trocas de roupas que consistia em alunos e professores levarem para sala de aula peças de roupas de sua escolha, ou de outro gênero que não o deles. No jogo pudemos observar a discussão em relação a gênero sexual, bem como foi visto uma interação que dialoga diretamente com a tentativa de criar uma visão para o sensível. É importante ressaltar que a experiência não pode ser comparada somente com o conteúdo, uma vez que ser exposto a um conteúdo é diferente de vivenciá-lo. Portanto, falar de educação e sensibilização nas relações nos torna seres atentos a interpretar através das experiências educacionais nossas formas de agir, pensar e conduzir a prática docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes