PERCURSOS INICIAIS NO APRENDIZADO DO EXERCÍCIO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – ESPANHOL

Autores

  • Carla Emanuela Pinto Ramos
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar nosso percurso de aprendizado durante o exercício da bolsa do Programa Residência Pedagógica – PRP Espanhol, ocorrido nos anos de 2020 e 2021, na Escola de Ensino Médio Profissionalizante Paulo VI. O Programa realiza a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas de educação básica, de forma a possibilitar o aprendizado das práticas docentes desses estudantes em situação real de trabalho. As atividades desenvolvidas durante nossa atuação como residente fundamentaram-se nos postulados de teóricos como Almeida Filho (2007), Baralo (2004) e Leffa (1999). A metodologia do Programa consiste em promover encontros de estudo de textos referenciais, observar aulas para realizar diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos estudantes secundaristas, participar das reuniões com o corpo gestor da Escola, elaborar materiais didático e realizar atividades de regência. Como parte das atividades, os bolsistas devem elaborar e executar um projeto de intervenção didática. A execução do referido projeto se deu através da promoção de um minicurso intitulado “¡Luz, Cámara, Acción!”, realizado com as turmas de 3º ano do Ensino Médio. Objetivou-se trabalhar aspectos linguísticos e culturais da língua espanhola por meio do contato com audiovisuais hispânicos. Como resultado das ações didáticas houve um notável desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos participantes do projeto. Vale destacar que, mediante o atual enfrentamento de uma pandemia mundial e o isolamento social imposto, todo o trabalho realizado neste momento ocorre de forma inédita em modelo remoto. Tal situação coloca a todos os envolvidos neste trabalho ainda maiores reflexões a respeito das práticas educativas e seus desafios.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes