PIBID/HISTÓRIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: O USO DO INSTAGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores

  • Emily Lara Almeida Forte
  • Acácio Leandro Maciel Simões
  • Lucas Cavalcante Estevão
  • Kleiton de Sousa Moraes

Resumo

Este trabalho é proveniente das atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem como objetivo discutir algumas ferramentas que foram utilizadas para a melhor formação dos discentes da Escola de Ensino Médio Doutor César Cals. As dificuldades em alcançar o propósito das atividades pedagógicas se intensificaram em vista da situação pandêmica no Brasil de 2020 até os dias atuais - cenário este que gerou inúmeras dúvidas a respeito da adaptação das grades curriculares e da própria participação e estado emocional dos educandos. Em meio aos esforços de incluir os alunos nas discussões do programa, o Instagram desempenhou um papel auspicioso enquanto ferramenta de ensino. As tecnologias se tornaram aliadas ao processo de aprendizagem, tanto em circunstância da situação atípica que presenciamos, quanto para que as temáticas ministradas em sala estejam mais próximas da realidade do aluno. Essa organização se deu a partir da divisão de comissões para elaboração de conteúdos, da organização de planilhas com temáticas a serem abordadas e da preparação de publicações em programas de edição de imagens. Diante disso, a divulgação do perfil no Instagram utilizado pelos bolsistas mobilizou a abordagem de temáticas e uso de fontes históricas pertinentes, além de divulgar eventos online do PIBID, indicar entretenimentos para edificar debates importantes sobre estes e interagir com os alunos a partir das ferramentas da rede social. Posto isso, o presente projeto auxilia na manutenção de uma didática histórica e valoriza as relações entre a educação pública com a universidade, estimulando as metodologias de ensino e aprendizagem dos cursos de licenciaturas. Portanto, a proposta deste trabalho é refletir sobre as potencialidades e também os limites das redes sociais, nomeadamente o Instagram, como recurso pedagógico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes