RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO ESPANHOL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFC

Autores

  • Aline de Sousa Rodrigues
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na Residência Pedagógica de língua espanhola (CAPES/UFC) e suas ações realizadas na Escola Estadual de Ensino Profissional Paulo VI, localizada em Fortaleza/CE. A metodologia utilizada na residência pedagógica consistiu em atividades que foram executadas remotamente, através do Google Meet, Youtube, entre outras ferramentas, que objetivaram tornar as aulas mais proativas e nos fizeram interpretar informações de maneira mais abrangente e crítica. Como parte da metodologia foram utilizados recursos como fóruns, portfólios, painéis integradores, os quais possibilitaram um maior desenvolvimento e entendimento profissional agregando um melhor aprendizado, mesmo no modelo remoto. Tomamos como referencial teórico autores como Almeida Filho (1993), Baralo (1997), Cassany (2018), entre outros, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e o Projeto Político Pedagógico da escola campo. Como resultado das ações efetuadas, foi-nos possível desenvolver melhor nossas habilidades enquanto professores de língua estrangeira, uma vez que, durante o período de preparação para a vivência da RP, éramos sempre muito instigados a expressar nossos entendimentos a partir dos textos lidos e também a desenvolvermos projetos voltados para a aprendizagem do espanhol. O período da residência foi desafiador, mas, também, gratificante, pois a experiência nos inseriu de uma forma muito acolhedora no ambiente escolar, nos proporcionando muitas vivências, que talvez, só seriam experimentadas após a conclusão da faculdade. Diante do exposto, podemos constatar que a residência pedagógica de língua espanhola obteve um bom desempenho, fazendo com que o ensino e a aplicação do espanhol fossem além de dinâmicos, um processo realmente efetivo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes