A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS EXPOSITIVAS E MAPAS CONCEITUAIS NO ESTUDO SOBRE VÍRUS EM BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • Mychelle de Sousa Fernandes
  • Erika Freitas Mota
  • Christiano Franco Verola
  • Itayguara Ribeiro da Costa

Resumo

O ensino de Biologia Celular é importante na compreensão sobre a formação e funcionamento dos organismos, assim como sobre os vírus, devido as suas interações com as células. Tais interações podem gerar doenças nos humanos, como é o caso da Covid-19, o que alerta para importância de se conhecer mais sobre os vírus. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a contribuição de aulas expositivas e mapas conceituais no ensino-aprendizagem sobre vírus e as interações com as células, contextualizando com a pandemia da Covid-19. Para isso, o estudo ocorreu em uma turma da disciplina de Biologia Celular Geral. Como parte das atividades do Estágio em Docência I do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS), foi realizada uma aula expositiva remotamente, abordando conceitos gerais sobre vírus e as interações com as células, e especificamente sobre o novo coronavírus e as vacinas produzidas. Nesta, foram apresentados também dois vídeos sobre o tema. Após a exposição, solicitou-se que os alunos produzissem um mapa conceitual e uma resenha com as opiniões sobre a aula, tema abordado e metodologia usada. Então, foi feita a análise de conteúdo e elaborada uma nuvem de palavras, assim como a avaliação dos mapas. Através do relato dos alunos e demonstrado com a nuvem de palavras, percebeu-se o uso de palavras como “vídeos complementares”, “vírus”, “explicativa”, dentre outras. Nos mapas conceituais, observou-se que os alunos conseguiram entender e relacionar os principais conceitos. Assim, pode-se concluir que, mesmo com as críticas feitas às aulas expositivas, estas ainda podem ser relevantes na partilha de conhecimento, porém, destaca-se a importância do uso de estratégias didáticas e materiais complementares. Além disso, percebe-se a importância dos mapas conceituais como método para auxiliar na apropriação do conteúdo e na percepção de ligação entre os conceitos aprendidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior