A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE NOMENCLATURA ZOOLÓGICA DENTRO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Tatiana Feitosa Quirino
  • Christiano Franco Verola
  • Erika Freitas Mota
  • Paulo Cascon

Resumo

A taxonomia está vinculada a todas as áreas das Ciências Biológicas e qualquer estudante de Biologia está em contato constante com a nomenclatura biológica desde quando inicia a vida acadêmica até o momento que escreve o nome de seu táxon (ou táxons) de estudo pela primeira vez em sua monografia, dissertação, tese ou manuscritos. Considerando que o conhecimento sobre este tema e sua aplicação são essenciais para a formação de todos os biólogos, o presente trabalho aborda a importância de discutir a inclusão de disciplina sobre nomenclatura zoológica, bem como o ensino do latim voltado às regras taxonômicas e ao Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, nos cursos de Ciências Biológicas. A ideia de criação desse componente curricular surgiu durante a disciplina de Estágio em Docência II do Programa de Pós-Graduação em Sistemática Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSis) da Universidade Federal do Ceará, onde foram feitas atividades voltadas para a proposição de disciplinas, com formulação dos planos de ensino e de aulas, bem como a execução de uma aula sobre um tema proposto no plano. Para tanto, cada doutorando analisou o projeto pedagógico do curso e preencheu os formulários disponíveis no site da PROGRAD. Após a realização destas atividades propomos a criação da disciplina optativa de Nomenclatura Zoológica, para que os alunos dos semestres iniciais pudessem ter o contato com as regras do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica e as principais regras do latim para a nomenclatura. No caso do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFC, as nomenclaturas zoológica e botânica já são abordadas na disciplina obrigatória "Diversidade Biológica", ministrada no primeiro semestre. Assim, recomenda-se a inclusão dessa disciplina nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, tanto para o enriquecimento dos discentes acerca da Nomenclatura, quanto para a construção de trabalhos zoológicos e taxonômicos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior