A UNIVERSIDADE NÃO ESTÁ PARA ESTUDANTE? EXPERIÊNCIAS DESAFIADORAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO À DOCÊNCIA II NA FORMAÇÃO DE UM FUTURO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Natanael Costa Reboucas
  • Christiano Franco Verola
  • Erika Freitas Mota
  • Nádia Roque
  • Mariana de Oliveira Bünger
  • Mariana de Oliveira Bunger

Resumo

As experiências ao longo da formação docente fazem compreender o ato do ser professor, concebendo que o fazer docente se dá por meio de investigações e pesquisas. Contudo, ao depararmos em um cenário pandêmico, de aulas remotas, retrocessos na educação e sucateamento dos cursos de pós-graduação, como os futuros docentes estão fazendo para superar esse momento? O objetivo deste estudo foi relatar as experiências na formação docente durante a disciplina de Estágio em Docência II do Programa de Pós-graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSis). Os professores orientaram os doutorandos na elaboração de uma proposta de novas disciplinas para o curso de Ciências Biológicas, desde a pesquisa sobre a política de construção de disciplinas junto ao site da PROGRAD/UFC e preenchimento dos formulários. Nesse contexto, foi proposta a disciplina de Taxonomia, Uso e Conservação da Flora da Caatinga. Foram elaborados o formulário de criação de disciplina, o programa e plano de ensino, além do plano de aula e a simulação desta. O ato de construir uma disciplina foi desafiador e singular, pois eu nunca havia vivenciado essa experiência. Compreender a necessidade de uma determinada área do conhecimento em um curso de graduação e fazer recortes de conteúdo, não é uma tarefa fácil. Ademais, ministrar aula on-line, buscando a interação com alunos exige muitas estratégias metodológicas e didática na relação professor-aluno. Entretanto, o maior obstáculo foi dedicar-se à demanda do estágio, tendo que dividir o tempo com atividades extras à universidade, visto que, assim como outros colegas, estou cursando o doutorado sem bolsa de estudo. Isto acaba por sujeitar os alunos a buscarem empregos temporários para permanecer no curso, dificultando o desempenho nas atividades das disciplinas. Nesse ponto, ressalta-se a importância de um maior investimento nos cursos pós-graduação, tendo em vista a tamanha importância da formação docente na trajetória de um professor.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior