APLICAÇÃO DO TESTE GRUPO FOCAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Rayane Leite dos Santos
  • Leone Lima de Oliveira
  • Luana Maria Alves de Medeiros
  • Maria do Carmo Passos Rodrigues

Resumo

O grupo focal é um método subjetivo de levantamento de dados baseado em conceitos de dinâmica de grupo, em que a discussão é estimulada pela troca de comentários. É uma das formas mais populares de pesquisa qualitativa com consumidores, possibilitando a aquisição de informações importantes sobre aceitação e consumo de um produto. Dessarte, esta pesquisa objetivou a realização de um grupo focal com os alunos de graduação das turmas 01 e 02 da disciplina AJ0010 - Introdução à Análise Sensorial do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará a fim de verificar suas percepções sobre barras alimentícias e assimilação do conteúdo teórico-prático grupo de foco. A aplicação prática desse teste se deu após uma aula teórica sobre grupo focal, tendo como mediadores a estagiária de docência, a professora da disciplina e a participação do monitor como auxiliar, os quais seguiram um roteiro/questionário previamente elaborado. As referidas aulas foram ministradas via plataforma google meet e gravadas com o consentimento de todos os participantes. Apesar de não consumirem frequentemente barras alimentícias, os alunos foram bastante participativos na dinâmica de aplicação do teste, manifestando seus conceitos, gostos e preferências sobre o produto, expondo seus hábitos de consumo e apresentando sugestões interessantes para elaboração de barras alimentícias inovadoras. Assim, a aplicação do grupo focal, após a realização da aula teórica, foi muito relevante, pois essa estratégia possibilitou aos alunos o contato imediato com a demonstração prática de aplicação desse tipo de teste, favorecendo uma melhor assimilação do conteúdo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior