AS AÇÕES FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP) INTEGRADOR: O CASO DO PAAP INICIAÇÃO À CIÊNCIA(IC)

Autores

  • Emmanuel Prata de Souza
  • Rafael Batista Lopes
  • Pedro Marcos Gomes Soares
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O PAAP IC é um ambiente de apresentação e divulgação da inovação científica na UFC. Mostra-se para a comunidade da UFC um estado-da-arte sobre os pesquisadores e suas conquistas, com o objetivo de despertar o pensamento crítico-científico quanto à pesquisa desenvolvida na nossa instituição e também mundialmente. As apresentações e divulgações normalmente são realizadas pelo stream yard com um professor e um bolsista do PAAP, os quais dão suporte técnico aos palestrantes. A transmissão acontece em tempo real no Youtube e ao final fica disponibilizada no canal do PAAP para acessos futuros. Durante as transmissões, visa-se a expansão dos conhecimentos dos ouvintes a respeito de algumas áreas da Ciência. Algumas temáticas, como por exemplo, em uma em que o palestrante falava sobre pesquisa translacional que tem grande importância na ciência medicinal por ter como função o distanciamento entre a produção do conhecimento nos laboratórios e a aplicação prática na medicina, nos serviços de saúde, por meio de intervenções inovadoras para a população, já em outra transmissão o palestrante falou sobre Ciência no Brasil fazendo um paralelo entre o pré-pandemia e o momento atual, ressaltando alguns aspectos da evolução da Ciência brasileira nesse período. Outra edição relevante, foi o ciclo de palestras sobre o programa cientistas-chefe, onde pesquisadores estão coletando dados e desenvolvendo modelos de análise para avaliar vários parâmetros relacionados ao rendimento dos alunos e ao domínio de temas ligados à Matemática e Língua Portuguesa. Diante de temáticas tão relevantes e dado o alcance das informações dentro e fora da academia, considera-se o PAAP IC, um espaço riquíssimo de divulgação científica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior