AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Josaphat Soares Neto
  • Gilberto Santos Cerqueira
  • Emmanuel Prata de Souza

Resumo

RESUMO No processo educacional, a formação continuada de professores faz parte de uma permanente necessidade de aprimoramento profissional, proporcionando aos professores o desenvolvimento de uma autoavaliação crítica reflexiva sobre a própria prática pedagógica. O presente estudo tem como objetivo avaliar as contribuições do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará - UFC como suporte na formação continuada de professores da educação básica. O estudo foi realizado com a participação de um grupo de professores de uma escola pública da rede estadual de ensino no município do Eusébio – Ceará, no período de fevereiro a agosto de 2021. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionário e analisados de forma descritivo-interpretativa. Diante dos resultados, observou-se que o (PAAP) por meio de aulas, palestras, e oficinas no período da pandemia contribuiu de forma positiva, progressiva e significativa no tocante à formação continuada dos professores participantes da escola selecionada, principalmente na aplicação de novas metodologias e estratégias de ensino a serem inseridas na sala de aula, na mudança de postura do professor em sua prática docente, no desenvolvimento da criatividade e inovação durante a abordagem dos conteúdos, e em novos critérios avaliativos da aprendizagem dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior