ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E MEDICALIZAÇÃO DOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ – CEARÁ.

Autores

  • Cleber Domingos Cunha da Silva
  • Maria Amélia Matias da Silva
  • Jacinto Façanha Bezerra
  • Raimunda Rosany Bezerra Magalhães Martins
  • Leolinda Kelly Evangelista Mesquita

Resumo

Introdução: Em Aquiraz, cidade cearense integrante da Região Metropolitana de Fortaleza, desde 2014, metilfenidato, fluoxetina, risperidona e outros fármacos são disponibilizados gratuitamente para o manejo de sintomas como desatenção, agressividade e inquietação entre escolares. Objetivo: Conhecer as principais dificuldades do aprendizado dos escolares matriculados no Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação de Aquiraz, Ceará. Metodologia: Desde abril de 2021 a Secretaria de Educação de Aquiraz iniciou processo de caracterização dos escolares participantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Resultados: Dos 239 matriculados em 2021, 79% (n = 189) tem problemas relacionados ao desempenho acadêmico, entretanto, 54 (22,6%) tem histórico de repetição escolar e 58 (24,3%) recebe educação especializa. Quando indagados aos responsáveis, 172 (72%) responderam que seus filhos têm comportamentos anormais, sendo que os comportamentos considerados anormais, segundo os mesmos são: agressividade (n = 98; 41,0%), desatenção (n = 181; 75,7%), hiperatividade (n = 135; 56,5%), impulsividade (n = 139; 58,2%), inquietude (n = 149; 62,3%) e timidez (n = 110; 46,0%). Segundo os entrevistados, 227 (95,0%) estudantes apresentam algum problema, sendo que os mencionados foram: motores (n = 54; 22,6%), visuais (n = 30; 12,5%), auditivos (n = 18; 7,5%), sensoriais (n = 63; 26,4%), problemas de linguagem (n = 102; 42,7%), na execução das atividades escolares (n = 121; 50,6%), comportamentais socioemocionais (n = 122; 51,0%), de orientação geográfica (n = 56; 23, 4%) e deficiências cognitivas (n = 99; 41,4%). Discussão: Os dados obtidos sugerem a necessidade da adoção de políticas públicas para escolares, nos quais, sintomas comprometedores do aprendizado, tais como agressividade e inquietação, encontram-se presentes. A presença de laudos médicos entre os escolares usuários de medicamentos, aponta a necessidade de dialogo entre Secretárias de Saúde e Educação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior