ATIVIDADE DE ESTÁGIO EM DOCÊNCIA: PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DA DISCIPLINA MÉTODOS EM ECOLOGIA ANIMAL

Autores

  • Margarida Maria Xavier da Silva
  • Profa Dra Erika Freitas Mota
  • Prof Dr Christiano Franco Verola
  • Diva Maria Borges Nojosa

Resumo

Estágios de docência são essenciais aos pós-graduandos por oportunizarem o exercício docente. Essas vivências habituam novos professores à rotina e aprimoram a interação professor-aluno. No programa de pós-graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) há o empenho de formar docentes e fornecer retornos ao próprio programa, à universidade e ainda ao público externo. No semestre 2021.1, os doutorandos tiveram como atividades do Estágio em Docência II propor desde a criação ou reformulação de disciplinas do currículo do curso de Ciências Biológicas da UFC até a simulação de uma aula. Esse trabalho visou relatar essa experiência e tecer reflexões sobre a formação. De início, procurou-se formulários da Pró-Reitoria de Graduação/UFC, e após, foram feitos os planos de disciplina e de aula. Os esforços culminaram em uma aula, sobre um tema escolhido dentro do plano criado. Sugeriu-se a reformulação de “Métodos em Ecologia Animal” (CH836), pois teve-se contato prévio com essa disciplina durante o mestrado, e foi recebido retorno dos alunos de melhorias para a mesma. O tema eleito para a aula foi “Coleta de indivíduos da Ordem Squamata”, onde obteve-se simulação exitosa por ter correspondido ao proposto e contextualizado com o plano de disciplina. Espera-se atenuar com as propostas a falta de preparo para a vivência do biólogo de campo, que pode resultar na falta de aptidão de alunos egressos a essa área. A maior dificuldade encontrada para desenvolver as atividades foi a falta de conhecimento na docência, por ser bacharel em biologia, o que reforça a importância dos estágios na pós-graduação. De maneira geral, constatou-se a importância de priorizar a reformulação das disciplinas, pois alteraria menos a organização de horários. Também percebeu-se o desenvolvimento do pensamento pedagógico, principalmente devido à complexidade da análise feita acerca de alterações da grade curricular de um curso de ensino superior.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior