CURSO DE ENSINO DE HIBRIDO PAAP: UMA INICIATIVA INOVADORA DISRUPTIVA

Autores

  • Vanessa Pereira Chagas
  • Elaine de Farias Giffoni de Carvalho
  • José Vieira da Costa Neto
  • Maria José Costa dos Santos
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), entendendo que o Ensino Híbrido emerge como uma inovação pedagógica disruptiva e que oferece vantagens de uma educação online com os benefícios de uma sala de aula ofertou um curso sobre essa temática, com a finalidade de uma formação inovadora a partir de estratégias de uma educação híbrida. Esse trabalho objetiva apresentar os resultados dessa ação inovadora no âmbito da UFC, a partir do discurso dos cursistas. Esse é um trabalho de cunho qualitativo, do tipo relato de experiência, e análise de dados empíricos. O curso Ensino Híbrido: conceitos e práticas, aconteceu no período de maio a agosto de 2021, carga horária de 40 horas. Foi desenvolvido em dez aulas síncronas distribuídas em três módulos: Concepções teóricas e metodológicas, Concepções pedagógicas e Ensino Híbrido: plataformas de aprendizagem, além de aulas assíncronas, por meio de fóruns de discussão abertos na plataforma TelEduc e leitura de textos sobre as temáticas das aulas. O público do curso contou com 27 professores, 29 estudantes e 9 técnicos administrativos da UFC, além de 16 público de outras Instituições de ensino superior. Os xx cursistas avaliaram que o curso proporcionou momentos significativos de aprendizagem, 85,4% concordaram que ele contribuiu para o aprimoramento das suas práticas pedagógicas e atuação profissional a partir das temáticas abordadas. Dessa forma, concluiu-se que o curso se configurou como uma iniciativa inovadora para a ressignificação da práxis e à adaptação ao novo modelo híbrido de educação, e, portanto, pretende-se atualizar e oferecer novamente o curso, agora em formato MOOC (Massive Open Online Course), discutindo mais especificamente, o engajamento dos estudante com o professor, em salas de aulas na perspectiva da educação híbrida.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior