ESTÁGIO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE METODOLOGIAS COLABORATIVAS

Autores

  • Aline Gomes Lima
  • Maykon Oliveira Monte
  • Roselane Gomes Bezerra

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar a prática docente realizada na disciplina de Gestão Municipal e de Territórios do curso de Gestão de Políticas Públicas (2021.1) da Universidade Federal do Ceará. A disciplina foi construída de maneira colaborativa entre a docente, Prof.ª Roselane Gomes Bezerra, e os discentes do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP), Aline Gomes Lima e Maykon Oliveira Monte. A preparação do semestre ocorreu a partir dos instrumentos do Estatuto da Cidade, empregando a oficina “Que Cidades Queremos?”, na qual, os alunos são estimulados a proporem políticas públicas a partir da realidade de Fortaleza. A metodologia consistiu em três etapas: 1) apresentação de textos sobre políticas públicas urbanas; 2) a aplicação dos instrumentos urbanos nas cidades brasileiras; e 3) e a reflexão pelos(as) alunos (as) através dos temas: Participação e Gestão Democrática; Plano Diretor; Operações Urbanas Consorciadas; Usucapião Especial e Zonas de Interesse Social. Para cada instrumento, foram convidados(as) pesquisadores(as) que atuam/atuaram em determinado instrumental para apresentar como a prefeitura municipal de Fortaleza incorporou em seu aparato institucional. Com o aporte teórico e prático sobre os instrumentos, a turma foi dividida em 5 equipes, responsáveis por socializar as provocações e proposições para o debate. Além disso, cada grupo assumiu a função de avaliador(a) dos(as) colegas, identificando os pontos fortes e fracos das propostas, sugerindo estratégias de apoio e suscitando a troca de saberes entre alunos(as). Os resultados apontam 26 propostas de políticas públicas construídas pelas equipes e debatidas coletivamente por toda a turma. A iniciativa de oficinas compartilhadas onde os(as) alunos(as) propõem e elaboram soluções a problemas públicos é imprescindível para a reflexão crítica na formação do gestor de políticas públicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior