“GENÉTICA MINADA”: UTILIZAÇÃO DE JOGO NA REVISÃO DE CONTEÚDOS DE GENÉTICA

Autores

  • Ana Karolina Rodrigues de Almeida
  • Vicente Vieira Faria

Resumo

O ensino à distância adotado durante a pandemia de COVID-19 trouxe uma problemática de diminuição da participação dos alunos em diversas disciplinas no curso de Ciências Biológicas e pouca interação durante as aulas. Visando estimular uma maior participação dos alunos, foi desenvolvido um jogo adaptado ao ensino remoto, pensado também na inclusão de alunos de baixa visão. A adaptação foi feita durante a confecção do material (escolha da fonte e tamanho da letra, cores usadas, contraste, textos claros e precisos, etc.) e durante a aplicação por meio oral. A atividade foi aplicada durante aulas de duas disciplinas: Genética (14 alunos) e Genética Básica (9 alunos). O jogo – chamado “Genética Minada” – foi baseado no jogo “Campo Minado” e usado para a revisão do conteúdo. O tabuleiro contava com 20 campos selecionáveis, onde 14 eram perguntas relacionadas a tópicos de genética e seis eram “bombas”. Em cada aplicação, a turma foi dividida em duas equipes que se revezaram na escolha de um campo. Após cada aula, um documento com as regras do jogo e o tabuleiro foram também disponibilizados para os estudantes, com o intuito de lhes possibilitar jogarem novamente. Também foi enviado para as turmas o gabarito das perguntas utilizadas, a fim de facilitar a revisão do conteúdo de genética abordado pela atividade. A avaliação da atividade foi feita pelos alunos através de resposta a um formulário digital. Foi possível perceber que a metodologia do jogo foi bem aceita pela turma, além de ter promovido uma maior interação entre alunos, bem como entre alunos e o professor. A revisão nesse formato também propiciou o surgimento de dúvidas que normalmente não eram trazidas pelas turmas ao professor em outras aulas, o que pode ser considerado um reflexo da maior participação dos alunos nas aulas em que o jogo foi utilizado como método de revisão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior