I SEMANA PEDAGÓGICA DA UFC: INTEGRAÇÃO DAS AÇÕES FORMATIVAS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA

Autores

  • Nataly Alves Holanda
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Bianca Mendes do Nascimento
  • Maria José Costa dos Santos
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

A I Semana Pedagógica - I SEMPED da Universidade Federal do Ceará (UFC), tema deste estudo, foi idealizada pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) em parceria com a PROGRAD, em 2021.1, com intuito de ser um espaço para aprendizagem colaborativa de conhecimentos e práticas pedagógicas no ensino superior. Tem-se como objetivo analisar os dados de frequência às atividades promovidas e a avaliação feita pelos participantes. Para exame de dados coletados e selecionados por meio de questionário eletrônico. Utilizou-se da abordagem quali-quantitativa considerando que dados estatísticos foram usados para análise. Durante a semana foram ofertadas 23 atividades (síncronas e assíncronas), nas modalidades: webconferências, roda de conversas, sessões didáticas, videoaulas e atos culturais, e teve 861 participantes: 247 professores, 44 técnicos e 400 alunos da UFC, e 174 visitantes. Dos inscritos 165 avaliaram o evento e apontaram as atividades mais assistidas: Ensino remoto e presencial (81,8%), Planejamento, avaliação e desempenho docente (77%), Inclusão e acessibilidade no ensino superior (73,3%) e Barnout, fadiga tecnológica e felicidade (68,5%). Na avaliação foi usado as palavras: a) concordo integralmente; b) concordo parcialmente; c) discordo parcialmente e d) discordo integralmente como instrumentos. Nos itens Temáticas abordadas e Desempenho dos palestrantes, 100% concordaram integralmente e parcialmente, nos demais itens a concordância foi de 99,4%. Também evidenciou pontos positivos em relação à atualidade e relevância dos temas, aos palestrantes, à organização e diversidade da programação específica para cada público, e à acessibilidade com a participação de intérpretes. Por fim, compreendeu-se a importância da Semana Pedagógica e a necessidade da sua inclusão no calendário acadêmico da UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior