O FAZER PEDAGÓGICO EMBASADO NA PEDAGOGIA VISUAL – CONTEMPLANDO O JEITO SURDO DE APRENDER

Autores

  • Marilene Calderaro da Silva Munguba

Resumo

Com o Sistema de Cotas para acesso à universidade pública, os surdos têm chegado à universidade de forma mais considerável, gerando a demanda de o professor redimensionar o seu fazer pedagógico que é construído no cotidiano da sala de aula. Isso requer que o professor conheça a cultura surda e como esse aluno se estrutura a sua aprendizagem. O Surdo apreende o mundo por meio da experiência visual, assim como é a estruturação da sua cultura. Portanto, ele tem um jeito próprio de aprender que é construído pela sua visualidade. A Pedagogia Visual tem se constituído em uma base teórica importante para a educação de surdos, considerando que o uso dos recursos visuais favorece a aprendizagem significativa desse educando. Daí a relevância de embasar o fazer pedagógico na pedagogia visual voltado a mediar a aprendizagem, inclusão e permanência desse educando na universidade. Este estudo objetiva descrever uma experiência de prática docente embasada na Pedagogia Visual que contempla a forma de aprender do educando surdo. Tratou-se de um relato de experiência ocorrida no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Ceará, nos anos 2020 e 2021, em quatro disciplinas por semestre. Devido a adoção do ensino no formato remoto, houve a demanda de implementação das estratégias diversificadas que atendessem às especificidades do educando surdo e também contemplassem os educandos ouvintes. Foi mantida a exposição dialogada aplicando a Pedagogia Visual, assim como Mapa Mental usando figuras/ilustrações. Acrescentou-se o Quiz visual, com enunciados resumidos das questões, utilizando vocabulário conhecido pelos surdos e continham figuras e esquemas usados nas exposições dialogadas. Essas estratégias associadas, na percepção dos alunos surdos, favoreceram a estruturação de sua aprendizagem significativa. Ainda afirmaram se sentirem confortáveis culturalmente ao vivenciarem essas estratégias, apontando para a demanda da sua adoção em um número maior de disciplinas do curso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior