O GRUPO DE ESTUDOS GEOGEBRA: INOVAÇÕES E INTEGRAÇÃO ENTRE A FÍSICA, A MATEMÁTICA E A PEDAGOGIA NA UFC

Autores

  • Fredson Rodrigues Soares
  • Afrânio de Araújo Coelho
  • José Rogério Santana
  • João Evangelista de Oliveira Neto
  • Maria José Costa dos Santos
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O Programa de Apoio de Acompanhamento Pedagógico(PAAP), durante a pandemia da Covid19 buscou articular e integrar profissionais que tinham interesses em comum a fim de inovação nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, juntou profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o GeoGebra para melhoria nas práticas pedagógicas. Surge o grupo de estudos GeoGebra com a finalidade de inovação nos processos de ensino e aprendizagem dos Cursos de Física, Matemática e Pedagogia da Universidade Federal do Ceará(UFC). Objetiva-se apresentar o grupo GeoGebra da UFC, suas contribuições e inovações no desenvolvimento de atividades de modelagem com fins na melhoria da qualidade da aprendizagem por meio da interdisciplinaridade. Trata-se de um relato de experiência, do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, e de procedimentos metodológicos descritivos-exploratórios. As análises apresentadas são frutos das observações realizadas nos encontros do grupo via google meet. Participam do grupo 23 educadores, dentre eles, professores da UFC dos cursos de Matemática, Física e Pedagogia, professores da Rede estadual e da rede municipal, alunos da pós-graduação e alunos da graduação da UFC. Os encontros são realizados quinzenalmente via remoto e têm duração aproximada de 2h. Nesses encontros, os componentes do grupo apresentam modelagens com auxílio do software GeoGebra, e desenvolvem propostas pedagógicas que visem a melhoria do aprendizado dos alunos, tanto em nível superior quanto em nível médio. Como resultados foi elaborado um projeto de extensão que tem como proposta a formação de 100 alunos do ensino médio, também esse espaço tem contribuído para a pesquisa de dois alunos em nível de mestrado, além da inovação do uso desse software no ensino de Física e Matemática. Diante desses resultados, conclui-se que é um espaço formativo relevante e que portanto deve-se consolidar como grupo de estudos e ação de extensão, articulando universidade e escola.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior