O ROLE PLAY COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Domingos Antonio Clemente Maria Silvio Morano
  • Henrique Pereira Barros
  • Cleidivan Alves dos Santos
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Gabriel de Brito Cerqueira
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

O Role play é uma técnica que permite aos alunos explorar situações realistas, interagindo com outras pessoas de forma gerenciada, a fim de desenvolver experiências, habilidades e testar diferentes estratégias em um ambiente de aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência na formação docente em metodologias ativas em particular o Role Play como ferramenta de ensino. Participaram desse processo de formação 12 docentes do ensino superior de diversas áreas como humanas, exatas, sociais, biológicas e saúde de uma universidade publica do nordeste brasileiro. Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência da utilização do Role Play no ensino de graduação. Os resultados evidenciaram que o Role play pode ser utilizado de forma adequada no ensino de graduação e pós graduação principalmente associado a sala de aula invertida. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos docentes uma maior reflexão sobre o Role play e sala de aula invertida no processo de ensino e aprendizagem, proporcionou o aprofundamento do conhecimento, melhor compreensão das metodologias ativas em particular o role play, influenciou nas utilizações de estratégias ativas de ensino e aprendizagem, novas técnicas de avaliação em sala de aula e inovação nas estratégias de ensino e aprendizagem. Constatou-se que o Role play é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, essa formação contribuir para discussões e reflexões no processo de ensino-aprendizagem principalmente no tocante da utilização de estratégias ativas de ensino e aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior