PODCAST SOBRE O PAAP: APRESENTANDO SUAS AÇÕES, MISSÃO, PRINCÍPIOS E OBJETIVOS

Autores

  • Maria Jose Costa dos Santos
  • Márlon Cavalcanti Lima
  • Nataly Alves Holanda
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Rogeslâne Nunes dos Santos

Resumo

O uso do podcast para a ampliação e diversificação da informação na Universidade Federal do Ceará(UFC) foi uma iniciativa do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA), vinculada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), para que a comunidade acadêmica acompanhasse as novidades formativas apresentadas por esse programa. Objetiva-se apresentar a ação Podcast PAAP como espaço de reflexões sobre temas importantes, porém tratados de forma dinâmica, criativa e descontraída, visando o alcance de perfis variados. Esse estudo é um relato de experiência, e as análises são de natureza qualitativa, do tipo descritiva. Para tanto, como referência apresenta-se o podcast sobre o que é o PAAP, sua missão, princípios e objetivos, entrelaçando o uso do podcast e o alcance dessa ferramenta na comunicação com a comunidade acadêmica. Nesse podcast a entrevista foi com a coordenadora do PAAP, e foi importante para que no momento pandêmico a comunidade identificasse no PAAP, via podcast, o espaço de apoio e acompanhamento pedagógico nas aulas remotas. Os resultados apontaram que o uso de podcast é uma atividade inovadora, porém ainda precisa ser trabalhado seu uso para os processos de ensino e aprendizagem. Considerou-se, também, explorar os mais diversos aplicativos, elaborar tutoriais, para que professores, técnicos e estudantes possam dialogar e compartilhar conhecimentos, superando as restrições impostas pela pandemia. Pretende-se ofertar em parceria mais cursos em que técnicos, professores e estudantes desenvolvam com autonomia e criatividade, estratégias adequadas a suas práticas laborais, contemplando os pilares da educação na contemporaneidade: Aprender a conhecer e Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior