REALIDADE SIMULADA: O ENSINO REMOTO E O IMPACTO NA APRENDIZAGEM PRÁTICA DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA BIOLOGIA DE CAMPO APLICADA AO ENSINO.

Autores

  • Thabata Cavalcante dos Santos
  • Erika Freitas Mota
  • Christiano Franco Verola

Resumo

O Coronavírus emergiu da China em 2019, tornando-se uma pandemia em 2020 que afetou o Brasil de inúmeras formas. As aulas presenciais foram interrompidas e foi adotado o ensino remoto emergencial. Nesse cenário, o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) se tornou ainda mais primordial para que as diversas áreas impactadas pudessem continuar operando mesmo de forma on-line. Nos cursos de ciências da natureza, as aulas práticas são essenciais, compondo a base da formação dos estudantes e estas estão sendo simuladas por meio das TICs, com uso de vídeos, fotografias, áudios, jogos e plataformas de mapas. Este trabalho teve objetivo de analisar os fatores que influenciam a experiência vivida nas aulas práticas simuladas. Compreender até que ponto o tipo de internet, fatores socioeconômicos e residenciais ajudam e/ou atrapalham o ensino-aprendizagem dos estudantes de aulas exclusivamente remotas e a opinião dos estudantes. Como atividade do Estágio em Docência I, simulamos uma aula de campo para os estudantes de Biologia de Campo aplicada ao Ensino ofertada pelo Departamento de Biologia. Utilizamos slides e a plataforma do Google Earth, abordamos sobre os aspectos biológicos, geográficos e as influências antrópicas de duas unidades de conservação localizadas dentro da cidade de Fortaleza, o Parque Ecológico do Cocó e a Arie Floresta do Curió. A aula teve duração de 1 hora e 30 minutos. Após, aplicamos um questionário via Google Forms com perguntas socioeconômicas, tipo e uso de internet pelos estudantes, qualidade e dificuldades dessa modalidade e a opinião sobre o aprendizado com as aulas simuladas. Obtivemos 11 respostas dos estudantes (73,33% da turma). Com base nas respostas obtidas concluímos que a internet e o local em que os estudantes estão interferem na visualização das aulas simuladas. Ademais, as aulas simuladas auxiliam, mas não substituem as aulas práticas presenciais e saídas de campo para os cursos de ciências da natureza.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior