REFORMULAÇÃO DE DISCIPLINA E A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA

Autores

  • Saulo Limaverde Saraiva
  • Christiano Franco Verola
  • Erika Freitas Mota
  • Robson Waldemar Avila
  • Robson Waldemar Ávila

Resumo

O aprendizado na pós-graduação foca no desenvolvimento das habilidades gerais de pesquisa e nos temas específicos de cada área. No entanto, a atuação docente no meio acadêmico também envolve vários aspectos burocráticos cujo domínio se dá somente após experiência prática. Grande porção dos egressos de pós-graduações no início da carreira profissional encontram dificuldades relacionadas às atividades docentes devido à pouca ou nenhuma orientação dada a esses quesitos durante os cursos de pós. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência discente durante a disciplina de Estágio em docência II do Programa de Pós-graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS) ministrada em 2021.1. O Estágio em docência II aborda de forma prática a criação de planos de aula, de ensino e de disciplinas – voltados para o curso de Biologia – e também o planejamento e execução de uma aula simulada em estilo de concurso. A proposta do aluno foi a reformulação da disciplina de Anatomia Animal Comparada de forma a abranger outros filos além dos Cordados. Embora seja optativa, essa disciplina é importante para a formação de biólogos com intenções de seguir na área de zoologia. Para a preparação do plano de disciplina houve a necessidade de ampliar a base bibliográfica de forma a abranger os demais filos a serem incluídos seguido de uma seleção criteriosa dos tópicos mais importantes para que a carga horária e o conteúdo não se tornassem excessivos. O tema da aula simulada foi Sistemas esqueletais por ser um tema abrangente e inicial no cronograma proposto. A prática da aula simulada abordou pontos como a importância da coerência do conteúdo com o planejamento proposto, o limite de tempo e o uso de recursos didáticos. O contato prévio com esses conteúdos se mostrou uma experiência valiosa para formação do aluno dado que são conhecimentos cruciais à atuação em cargos de docência. O Estágio em docência II supriu parte da carência de orientação nesse quesito.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior