RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE I: SISTEMATIZAÇÃO E SINTETIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ZOOLÓGICO PELA ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS

Autores

  • Francisco Robson Figueiredo da Costa
  • Erika Freitas Mota
  • Christiano Franco Verola
  • Paulo Cascon

Resumo

Atualmente vivemos um cenário de enfrentamento de obstáculos no processo de ensino-aprendizagem por meios remotos. Devemos observar determinados pontos importantes como formação discente, para buscar metodologias ativas, atrativas e dinâmicas às aulas. O principal desafio no processo de reconstrução do conhecimento para utilização de alternativas no ensino remoto é a capacitação do docente. Algumas disciplinas já possuem um histórico de dificuldades de aprendizagem do conteúdo pelos discentes, i.e. Zoologia. A metodologia consistiu na elaboração de mapas conceituais pelos discentes da disciplina de Invertebrados II, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Ceará. O objetivo foi desenvolver no aluno a capacidade de sintetização do conteúdo, organização das informações e incentivar a utilização de ferramentas digitais para a confecção de produtos educativos. Para a realização do trabalho foi realizada uma aula assíncrona, onde foi apresentado aos discentes o que é um Mapa Conceitual (MC) e seus tipos. Para isso as plataformas digitais, aplicativos e outras ferramentas foram utilizadas para criar MC, tendo como base o Cmaptools. Foram gerados diversos mapas, baseados em Crustacea, Echinodermata ou Hemichordata. Havia 30 alunos matriculados e 5 alunos realizaram a atividade e responderam um formulário avaliando a atividade. A partir das respostas do formulário concluímos que, o desfalque na atividade não foi causado pela proposta da atividade em si, mas por uma série de fatores como: o acúmulo de atividades no final do semestre, a falta de atribuição de ponto, e um maior acompanhamento dos alunos para a instrução da atividade, mas principalmente o primeiro. Assim, sugere-se que haja um planejamento na distribuição das atividades durante o semestre, diminuindo a pressão e a lotação de atividades no mesmo período entre as disciplinas do curso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior