TABULEIRO DA REPRODUÇÃO: JOGO DIDÁTICO COMO AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO REPRODUTIVO EM ANUROS

Autores

  • Maria LetÍcia Silva dos Santos
  • Christiano Franco Verola
  • Erika Freitas Mota
  • Paulo Cascon

Resumo

Os anfíbios anuros se distribuem por vários ambientes, apresentando diversos comportamentos e estratégias reprodutivas, tendo mais de 40 modos de reprodução já descritos. Considerando a importância de se utilizar metodologia não-tradicional para ajudar na compreensão e aprendizado do conteúdo, a utilização de jogos educativos e materiais complementares tem se mostrado eficaz em vários estudos como metodologias para estímulo à aprendizagem. O objetivo do trabalho foi auxiliar na compreensão dos comportamentos reprodutivos em anuros, além de estimular o pensamento crítico pela associação do conteúdo teórico às perguntas problema. Foi elaborado o jogo “Tabuleiro da Reprodução”, que consiste em uma trilha com desafios e cartas problemas sobre reprodução em anuros e artigos complementares. Devido às aulas assíncronas, o jogo foi enviado aos alunos para que pudessem fazer, em casa, a associação com o conteúdo e respondessem às perguntas do tabuleiro e posteriormente um questionário através da plataforma Google, sobre a metodologia utilizada e o conteúdo do jogo. Houve dificuldade em fazer os alunos participarem devido à forma assíncrona e apenas três deram retorno sobre a proposta. De modo geral, falaram que o jogo prende a atenção com mais facilidade, traz o conteúdo para realidade e a aplicabilidade ajuda na compreensão. Eles relataram adequabilidade da proposta às condições remotas e pelas respostas sobre o tema abordado, houve acertos, o que demonstra aprendizagem, porém um aluno relatou dificuldade em “Interligar os assuntos das aulas com o jogo”. Em relação aos materiais complementares às aulas, houve retorno positivo, pois a maioria respondeu “Gostei, pois trouxe exemplos e aprofundamento do conteúdo”. Podemos concluir, pelo questionário, que metodologias diferentes e artigos complementares às aulas, podem ser uma alternativa para melhorar a compreensão dos conteúdos, entretanto devido à forma remota e a problemas de conexão, a adesão à atividade foi baixa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior