DINAMIZAÇÃO E COMPREENSÃO DO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE QUIZZES.

Autores

  • Rubia Ellen Campelo Costa
  • Levi Maia Gonçalves
  • Guilherme Rodrigues Lima
  • Gabriel Jackson Lima Leite
  • Domingos Antônio Clemente Maria Silvio Morano
  • Gilberto Santos Cerqueira

Resumo

Introdução: O cenário pandêmico trouxe adversidades aos mais diversos setores, entre eles, deve-se enfatizar o ensino, já que, por consequência do estado mundial, faculdades e escolas tiveram que se adaptar ao sistema remoto. Esse sistema remoto, mostrou, contudo, uma dificuldade em promover o aprendizado de conteúdos práticos, devido à dificuldade de transportar o teor dessas matérias ao ambiente virtual. Por ser de suma importância que os discentes compreendam o conteúdo prático da disciplina de Anatomia Humana, a utilização de quizzes torna-se um instrumento essencial para auxiliar na fixação e compreensão do conteúdo visto em aula. Objetivo: avaliar a eficácia e percepção dos estudantes quanto à metodologia de aplicação de quizzes. Metodologia: Foi realizado um estudo analítico transversal com abordagem qualitativa com 20 estudantes do curso de Farmácia matriculados na disciplina de Anatomia Humana no semestre de 2021.1. Resultados: Observou-se que a recepção por parte dos acadêmicos do novo método empregado foi unanimemente positiva, com 60% dos estudantes ranqueando-o como altamente eficaz e 100% considerando a estratégia utilizada como ferramenta auxiliar importante para a fixação do conteúdo visto em aula, além de 100% considerar este um fator dinâmico, portanto mais fácil e simples para compreensão do conteúdo. Conclusão: Constatou-se que a metodologia alternativa de aplicação de quizzes é eficaz no que diz respeito ao aprendizado dos discentes, sendo uma estratégia de ensino que propicia o aprendizado da matéria de forma dinâmica e simplificada, contribuindo assim para maior fixação do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência