As práticas musicais no currículo escolar municipal de Sobral: ações e reflexões
Resumo
Este trabalho tem como intuito investigar as práticas musicais existentes no currículo das escolas de Ensino Fundamental (Séries Finais) da rede de ensino municipal de Sobral - Ceará, de maneira a fornecer informações concretas sobre como a educação musical acontece dentro deste contexto educacional local e possibilitando realizar um levantamento das necessidades e limitações para a implementação da música no contexto escolar. Contudo, várias questões surgem acerca desse processo, tais como: As escolas dispõem de instrumentos musicais para a realização da prática musical? Quais e quantos professores atuam na rede municipal de Sobral que possuem formação específica em Arte/Música? Qual a visão dos professores sobre o ensino de música na escola? Essas e outras indagações contribuirão para elaboração de um mapeamento em torno da realidade das escolas com relação a constituição da Música no currículo escolar de Sobral. Após a realização do estudo exploratório a respeito de bibliografias relacionadas com a temática, será desenvolvido uma pesquisa de campo para coleta de dados in loco e análise posterior dos dados catalogados. Como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para compreensão do panorama local acerca do ensino de música nas escolas da rede de ensino municipal da cidade de Sobral e, também, elabore ações e propostas para o fortalecimento da Música no contexto escolar.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
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