As práticas musicais no currículo escolar municipal de Sobral: ações e reflexões

Autores/as

  • Wellington Sousa Silva
  • Ticiane Érica Ricardo Rodrigues, Francisca Alisandra Rodrigues de Sousa, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumen

Este trabalho tem como intuito investigar as práticas musicais existentes no currículo das escolas de Ensino Fundamental (Séries Finais) da rede de ensino municipal de Sobral - Ceará, de maneira a fornecer informações concretas sobre como a educação musical acontece dentro deste contexto educacional local e possibilitando realizar um levantamento das necessidades e limitações para a implementação da música no contexto escolar. Contudo, várias questões surgem acerca desse processo, tais como: As escolas dispõem de instrumentos musicais para a realização da prática musical? Quais e quantos professores atuam na rede municipal de Sobral que possuem formação específica em Arte/Música? Qual a visão dos professores sobre o ensino de música na escola? Essas e outras indagações contribuirão para elaboração de um mapeamento em torno da realidade das escolas com relação a constituição da Música no currículo escolar de Sobral. Após a realização do estudo exploratório a respeito de bibliografias relacionadas com a temática, será desenvolvido uma pesquisa de campo para coleta de dados in loco e análise posterior dos dados catalogados. Como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para compreensão do panorama local acerca do ensino de música nas escolas da rede de ensino municipal da cidade de Sobral e, também, elabore ações e propostas para o fortalecimento da Música no contexto escolar.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Sousa Silva, W., Érica Ricardo Rodrigues, Francisca Alisandra Rodrigues de Sousa, João Emanoel Ancelmo Benvenuto, T., & Emanoel Ancelmo Benvenuto, J. (2021). As práticas musicais no currículo escolar municipal de Sobral: ações e reflexões. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 84. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79451

Número

Sección

V Encontro de Iniciação Acadêmica