A construção de um espaço dialógico de estudo da experiência religiosa e espiritual na formação em Psicologia: um relato de experiência

Autores

  • Amanda Rodrigues Severino
  • Francisco Miranda Barros Júnior, Rafaela Sousa Alves, Roniel Sousa Damasceno
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

O presente trabalho propõe desenvolver um relato de experiência acerca da metodologia de ensino, no semestre 2020.1, empregada pelo Grupo de Estudos em Psicologia, Religião e Espiritualidade - GEPSIREL. Este é um projeto de ensino vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Religião e Espiritualidade (NEPPSIREL) e ao Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia (PET-Psicologia) da Universidade Federal do Ceará, UFC, campus Sobral. Em vista da falta de representatividade na grade curricular do referido curso sobre questões que contemplem o estudo da experiência religiosa e espiritual pela ciência psicológica, este grupo apresenta como proposta metodológica a construção de conhecimento sobre essa temática a partir de uma perspectiva dialógica entre os discentes. Dessa forma, utiliza-se da problematização da práxis no campo da psicologia em interlocução com a religiosidade/espiritualidade, buscando respeitar os limites de atuação desses campos de saber e estabelecer relações dialógicas e dialéticas de ação-reflexão no espaço coletivo. Assim, para o desenvolvimento das atividades do grupo recorre-se ao método crítico e reflexivo de Paulo Freire, em que o sujeito participa ativamente do seu processo de aprendizagem, em que se mantém uma relação entre os mediadores e ouvintes de sujeito-sujeito ao invés de sujeito-objeto como o método tradicional. Tal diálogo busca tencionar àqueles campos do conhecimento a fim de entender os limites concernentes a estes e, ao mesmo tempo, tentar produzir uma visão holística do sujeito, ao passo que preenche uma lacuna que se tem na formação em psicologia no que tange ao estudo da experiência religiosa/espiritual. Destarte, o grupo busca proporcionar um espaço de escuta, acolhimento e reflexão, com vista à transformação da prática em Psicologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis