A prática colaborativa a serviço de políticas públicas para adolescentes no cenário pandêmico
Resumo
Introdução: A VIII Semana do Adolescente de Sobral 2020 abordou o tema “Dialogando Políticas Públicas para Adolescentes” com o intuito de informar sobre assuntos importantes na adolescência. Para tal, a equipe do PET-Saúde/Interprofissionalidade preparou um vídeo educativo e ilustrativo de maneira remota devido às condições da pandemia, baseando-se no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Objetivos: O objetivo deste trabalho é relatar a produção remota do vídeo educativo pela equipe interprofissional do PET-Saúde/Interprofissionalidade sobre os direitos e deveres dos adolescentes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a produção de um vídeo onde foram utilizados programas de softwares, como os aplicativos: Canva, Benime, Kine Master, Avartoon e Google. Criando um material lúdico e acessível, a equipe do PET-Saúde produziu personagens que as representassem e abordassem sobre o ECA, através de falas previamente gravadas. Resultados: Elaboramos um vídeo com orientações sobre os direitos dos adolescentes, baseado no ECA, para ser transmitido em meio virtual nos grupos dos Centros de Saúde da Família. Como desafio tivemos a ausência de profissionais com conhecimento sobre softwares de elaboração de vídeos, mas, após pesquisas, encontramos plataformas que facilitaram o processo de aprendizagem. Para ser lúdico e atrativo, utilizamos personagens virtuais e ao fundo imagens e vídeos. Através da prática colaborativa, conseguimos a interseção entre os saberes para que o conhecimento ofertado conseguisse ser integral e interdisciplinar. Conclusão: A produção remota de materiais traz consigo desafios, no entanto, com o trabalho colaborativo, foi possível alcançar excelentes resultados. Dessa forma, a estratégia adotada se mostra eficaz, tendo em vista a acessibilidade dos meios de divulgação, as redes sociais, e o uso de material lúdico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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