AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM PELO MÉTODO DE ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC SOBRAL
Resumo
INTRODUÇÃO O Espaço Novo Acadêmico - ENA é um cursinho pré-vestibular composto por 32 professores voluntários, discentes do curso de Medicina da UFC – Campus Sobral, beneficiando 80 alunos de rede pública da macrorregião sobralense. No contexto pandêmico de 2020, necessitou-se da implementação do Ensino a Distância (EaD) como método de educação alternativo, o que exigiu uma reformulação do plano pedagógico dos professores para o novo modelo. OBJETIVO Estimar a percepção dos professores do ENA quanto à efetividade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos na modalidade EaD. METODOLOGIA Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa e descritiva. Utilizou-se uma pesquisa estruturada em forma de um questionário aplicado a 26 professores do ENA por meio da plataforma virtual "Google Forms". Nas questões, os participantes foram indagados quanto: ao engajamento dos alunos, à consolidação da aprendizagem, à classificação das aulas ministradas e à preferência no formato das aulas. RESULTADOS 50% dos entrevistados consideram o engajamento dos alunos “ruim”, 26,9% “regular”, 15,4% “péssima”, 3,8% “boa” e 3,8% “ótima”. Além disso, 65,4% “nem concorda e nem discorda” que a consolidação da aprendizagem está sendo efetiva, 23,1% “discordam” e 11,5% “concordam”. Ademais, 53,8% classificam as aulas ministradas a distância “pouco proveitosas”, 34,6% “proveitosas”, 7,7% “indiferentes”, 3,8% “bastante proveitosa” e 0% “nada proveitosa”. Por fim, 96,2% julgam mais adequado o formato de aulas “presencial” e 3,8% “a distância”. CONCLUSÃO A grande maioria dos professores considera o engajamento dos alunos ruim e a solidificação dos conhecimentos duvidosa por meio da modalidade de Ensino a Distância, o que atesta a necessidade da reavaliação de sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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