A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS REMOTOS AUXILIARES (PODCAST) NA ADAPTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIAAO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Mariane Pereira de Olivindo
  • Murilo Alves Florindo Carvalho, Isac Moreira Sousa, Gabriela Moreno Marinho
  • Mário Áureo Gomes Moreira

Resumo

Diante da imprevisibilidade da ocorrência de um contexto de pandemia e posterior período de isolamento social correspondente, 2020 foi um ano que suscitou importantes e profundas mudanças nos mais diversos setores da sociedade. O contexto acadêmico, diante desta nova configuração e novas demandas decorrentes da pandemia, também precisou passar por adaptações dentro da condição inicial de incerteza e de posterior impossibilidade de contato físico em suas atividades previstas e necessárias. O protagonismo desta fase coube, então, aos recursos remotos que, possibilitando a comunicação e contato com as pessoas, de uma forma digital, foram uma importante ferramenta auxiliar para execução de diversas atividades acadêmicas. Desta forma, o presente trabalho busca discorrer sobre a importância dos recursos remotos auxiliares na experiência de monitoria PID em 2020, considerando a adaptação necessária da monitoria a um tipo de abordagem não usual, como condição para sua execução, com destaque para a utilização de Podcast como recurso didático. Busca-se descrever o processo de aproximação dessa ferramenta aos objetivos da monitoria, processo de abordagem dos temas previstos no plano das disciplinas correlacionadas à monitoria PID, resolução de dúvidas, as estratégias de abordagem didática na construção de formatos produzidos, através do relato de experiência do monitor PID na produção e participação dos episódios de Podcast em colaboração com professores e bolsistas de outros projetos. Ao final desta experiência foi possível, enquanto monitora, acessar dados que apontam para o êxito e importância do material produzido na experiência discente, atuando como uma importante fonte de consulta aos assuntos, no período de avaliações dos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência