A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS REMOTOS AUXILIARES (PODCAST) NA ADAPTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIAAO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores/as

  • Mariane Pereira de Olivindo
  • Murilo Alves Florindo Carvalho, Isac Moreira Sousa, Gabriela Moreno Marinho
  • Mário Áureo Gomes Moreira

Resumen

Diante da imprevisibilidade da ocorrência de um contexto de pandemia e posterior período de isolamento social correspondente, 2020 foi um ano que suscitou importantes e profundas mudanças nos mais diversos setores da sociedade. O contexto acadêmico, diante desta nova configuração e novas demandas decorrentes da pandemia, também precisou passar por adaptações dentro da condição inicial de incerteza e de posterior impossibilidade de contato físico em suas atividades previstas e necessárias. O protagonismo desta fase coube, então, aos recursos remotos que, possibilitando a comunicação e contato com as pessoas, de uma forma digital, foram uma importante ferramenta auxiliar para execução de diversas atividades acadêmicas. Desta forma, o presente trabalho busca discorrer sobre a importância dos recursos remotos auxiliares na experiência de monitoria PID em 2020, considerando a adaptação necessária da monitoria a um tipo de abordagem não usual, como condição para sua execução, com destaque para a utilização de Podcast como recurso didático. Busca-se descrever o processo de aproximação dessa ferramenta aos objetivos da monitoria, processo de abordagem dos temas previstos no plano das disciplinas correlacionadas à monitoria PID, resolução de dúvidas, as estratégias de abordagem didática na construção de formatos produzidos, através do relato de experiência do monitor PID na produção e participação dos episódios de Podcast em colaboração com professores e bolsistas de outros projetos. Ao final desta experiência foi possível, enquanto monitora, acessar dados que apontam para o êxito e importância do material produzido na experiência discente, atuando como uma importante fonte de consulta aos assuntos, no período de avaliações dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Pereira de Olivindo, M., Alves Florindo Carvalho, Isac Moreira Sousa, Gabriela Moreno Marinho, M., & Áureo Gomes Moreira, M. (2021). A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS REMOTOS AUXILIARES (PODCAST) NA ADAPTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIAAO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 305. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79674

Número

Sección

XXIX Encontro de Iniciação à Docência