A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS REMOTOS AUXILIARES (PODCAST) NA ADAPTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIAAO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
Resumen
Diante da imprevisibilidade da ocorrência de um contexto de pandemia e posterior período de isolamento social correspondente, 2020 foi um ano que suscitou importantes e profundas mudanças nos mais diversos setores da sociedade. O contexto acadêmico, diante desta nova configuração e novas demandas decorrentes da pandemia, também precisou passar por adaptações dentro da condição inicial de incerteza e de posterior impossibilidade de contato físico em suas atividades previstas e necessárias. O protagonismo desta fase coube, então, aos recursos remotos que, possibilitando a comunicação e contato com as pessoas, de uma forma digital, foram uma importante ferramenta auxiliar para execução de diversas atividades acadêmicas. Desta forma, o presente trabalho busca discorrer sobre a importância dos recursos remotos auxiliares na experiência de monitoria PID em 2020, considerando a adaptação necessária da monitoria a um tipo de abordagem não usual, como condição para sua execução, com destaque para a utilização de Podcast como recurso didático. Busca-se descrever o processo de aproximação dessa ferramenta aos objetivos da monitoria, processo de abordagem dos temas previstos no plano das disciplinas correlacionadas à monitoria PID, resolução de dúvidas, as estratégias de abordagem didática na construção de formatos produzidos, através do relato de experiência do monitor PID na produção e participação dos episódios de Podcast em colaboração com professores e bolsistas de outros projetos. Ao final desta experiência foi possível, enquanto monitora, acessar dados que apontam para o êxito e importância do material produzido na experiência discente, atuando como uma importante fonte de consulta aos assuntos, no período de avaliações dos estudantes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Pereira de Olivindo, M., Alves Florindo Carvalho, Isac Moreira Sousa, Gabriela Moreno Marinho, M., & Áureo Gomes Moreira, M. (2021). A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS REMOTOS AUXILIARES (PODCAST) NA ADAPTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIAAO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 305. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79674
Número
Sección
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.