GUIA DE BOLSO DO AMBULATÓRIO DE ENDOCRINOLOGIA: ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ACADÊMICO DE MEDICINA EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Resumo
INTRODUÇÃO: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da área da saúde destacaram a importância do papel ativo dos estudantes de Medicina no processo de aprendizagem. Além disso, ressaltaram a necessidade de integração entre a escola médica e as aulas práticas. Evidenciando, dessa forma, a relevância dessas aulas para a formação do acadêmico de Medicina. OBJETIVOS: Relatar o processo de confecção de um guia de bolso para orientar os acadêmicos durante o ambulatório de Endocrinologia. METODOLOGIA: A partir de um documento contendo orientações para o ambulatório, foi confeccionado um guia de bolso para os estudantes orientarem suas atitudes na prática ambulatorial. O material foi elaborado no software Adobe Photoshop®, sendo composto por 8 páginas ilustradas, com orientações acerca de como os acadêmicos deveriam conduzir o paciente durante a primeira consulta; consulta de retorno; como e quais exames deveriam ser solicitados; forma correta de prescrever insulina e medicamentos orais e como realizar o encaminhamento do paciente. RESULTADOS: Com o guia de bolso em mãos, os estudantes puderam consultar suas dúvidas de forma rápida e acessível, de forma a proporcionar uma melhor experiência para o paciente e aprimorar seu processo individual de aprendizagem. Com uma orientação para organizar a anamnese e exame físico de forma padrão, os acadêmicos cumprem as determinações do artigo 12, que diz respeito à atenção às necessidades individuais de saúde, com ênfase na história clínica. CONCLUSÃO: Cumpriram-se, assim, as resoluções das DCN, que salientam a importância da liderança estudantil com compromisso, responsabilidade, empatia e habilidade de tomar decisões, tendo em vista o bem-estar da comunidade. Observa-se, então, a concordância das práticas ambulatoriais em Endocrinologia com as especificações das DCN de graduação em Medicina. Ainda que sob supervisão do tutor, o guia de bolso distribuído estimulou a independência dos acadêmicos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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