INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO SOCIAL SOBRE O DESEMPENHO FINANCEIRO
Resumo
Os efeitos danosos do atual modo de produção e de consumo, comprometedores da continuidade da vida no nosso Planeta, vêm sendo amplamente questionados (BARBIERI, 2007). Nesse contexto, as empresas vêm sendo pressionadas a se comportar de forma socialmente responsável (ALPERSTEDT; QUINTELLA; SOUZA, 2010). Na visão de Carroll (1979, p. 500), “A responsabilidade social das empresas engloba as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade tem em relação às organizações em um determinado ponto no tempo.” O atendimento das expectativas dos stakeholders (acionistas, empregados, clientes, fornecedores, governo e comunidade) é um fator que pode contribuir para a competitividade das empresas (PORTER; KRAMER, 2006). Nessa perspectiva, este trabalho teve o objetivo investigar a influência da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) sobre o desempenho financeiro das empresas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os resultados mostraram que, dos vinte artigos analisados, sete demonstraram influência, significativa do desempenho social sobre o desempenho financeiro das empresas, onze não apresentaram relação significativa, e dois revelaram influência indireta, parcialmente significativa. Nesse caso, observou-se influência positiva na imagem da empresa, e, por consequência, na competitividade da organização. Considerando os resultados apresentados, infere-se que ainda não é possível sustentar a existência de uma relação direta significativamente positiva entre a adoção de práticas socialmente responsáveis e melhores resultados financeiros, mas há indícios de que empresas socialmente responsáveis desfrutam de melhor imagem diante das partes interessadas (stakeholders) e, consequentemente, poderão conquistar melhor competitividade no mercado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.