INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO SOCIAL SOBRE O DESEMPENHO FINANCEIRO
Resumo
Os efeitos danosos do atual modo de produção e de consumo, comprometedores da continuidade da vida no nosso Planeta, vêm sendo amplamente questionados (BARBIERI, 2007). Nesse contexto, as empresas vêm sendo pressionadas a se comportar de forma socialmente responsável (ALPERSTEDT; QUINTELLA; SOUZA, 2010). Na visão de Carroll (1979, p. 500), “A responsabilidade social das empresas engloba as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade tem em relação às organizações em um determinado ponto no tempo.” O atendimento das expectativas dos stakeholders (acionistas, empregados, clientes, fornecedores, governo e comunidade) é um fator que pode contribuir para a competitividade das empresas (PORTER; KRAMER, 2006). Nessa perspectiva, este trabalho teve o objetivo investigar a influência da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) sobre o desempenho financeiro das empresas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os resultados mostraram que, dos vinte artigos analisados, sete demonstraram influência, significativa do desempenho social sobre o desempenho financeiro das empresas, onze não apresentaram relação significativa, e dois revelaram influência indireta, parcialmente significativa. Nesse caso, observou-se influência positiva na imagem da empresa, e, por consequência, na competitividade da organização. Considerando os resultados apresentados, infere-se que ainda não é possível sustentar a existência de uma relação direta significativamente positiva entre a adoção de práticas socialmente responsáveis e melhores resultados financeiros, mas há indícios de que empresas socialmente responsáveis desfrutam de melhor imagem diante das partes interessadas (stakeholders) e, consequentemente, poderão conquistar melhor competitividade no mercado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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