INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO SOCIAL SOBRE O DESEMPENHO FINANCEIRO

Autores

  • Edna Maria do Nascimento Tavares
  • Maria Salvelina Marques Lourenço

Resumo

Os efeitos danosos do atual modo de produção e de consumo, comprometedores da continuidade da vida no nosso Planeta, vêm sendo amplamente questionados (BARBIERI, 2007). Nesse contexto, as empresas vêm sendo pressionadas a se comportar de forma socialmente responsável (ALPERSTEDT; QUINTELLA; SOUZA, 2010). Na visão de Carroll (1979, p. 500), “A responsabilidade social das empresas engloba as expectativas econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade tem em relação às organizações em um determinado ponto no tempo.” O atendimento das expectativas dos stakeholders (acionistas, empregados, clientes, fornecedores, governo e comunidade) é um fator que pode contribuir para a competitividade das empresas (PORTER; KRAMER, 2006). Nessa perspectiva, este trabalho teve o objetivo investigar a influência da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) sobre o desempenho financeiro das empresas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os resultados mostraram que, dos vinte artigos analisados, sete demonstraram influência, significativa do desempenho social sobre o desempenho financeiro das empresas, onze não apresentaram relação significativa, e dois revelaram influência indireta, parcialmente significativa. Nesse caso, observou-se influência positiva na imagem da empresa, e, por consequência, na competitividade da organização. Considerando os resultados apresentados, infere-se que ainda não é possível sustentar a existência de uma relação direta significativamente positiva entre a adoção de práticas socialmente responsáveis e melhores resultados financeiros, mas há indícios de que empresas socialmente responsáveis desfrutam de melhor imagem diante das partes interessadas (stakeholders) e, consequentemente, poderão conquistar melhor competitividade no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência