Monitoria de Habilidades de Comunicação - Desenvolvimento Pessoal em meio à pandemia: um relato de experiência

Autores

  • Wallace Osmar Aguiar Ferreira
  • Tainá Machado Studart Gurgel de Oliveira, Niedja Maruccy Gurgel da Cruz Grangeiro, Paulo Roberto Santos
  • Karine Magalhaes Fernandes Vieira

Resumo

INTRODUÇÃO: Em meio à pandemia do COVID-19, o isolamento social se fez necessário, o que modificou a rotina no ambiente acadêmico. Na monitoria de Habilidades de Comunicação - Desenvolvimento Pessoal para o 2º e 7º períodos da Faculdade Medicina da UFC – Campus Sobral, existiu a necessidade de readequação, tornando o ensino remoto uma atividade essencial. OBJETIVOS: Aprofundar conhecimentos e estimular a aprendizagem auto dirigida acerca das habilidades e atitudes médicas, relação médico-paciente e Medicina centrada na pessoa. MÉTODO: Cada turma, composta por 40 alunos, era dividida em 4 equipes ou 6 equipes. Tais grupos eram divididos para os 2 monitores, ficando cada um responsável por se reunir com 2 ou 3 equipes. A depender do tema da monitoria, era escolhido a melhor forma de condução do momento. Algumas vezes, definiu-se previamente perguntas que estimulassem a reflexão e participação de todos. Outra vez, por exemplo, foram escolhidos pequenos trechos de filmes que envolvessem Medicina para todos assistirem, com posterior debate acerca das questões abordadas nos vídeos. As reuniões eram realizadas por plataformas virtuais como “Zoom” e “Google Meet”. RESULTADOS: Observou-se que, através do empenho dos participantes, as dificuldades iniciais inerentes ao ambiente virtual foram sendo superadas. Dessa forma, um ambiente de acolhimento e interação foi criado. Foi possível aprender bastante, produzir conhecimento e refletir sobre os diversos temas que foram debatidos. CONCLUSÃO: O ambiente virtual mostrou-se uma alternativa eficiente para substituir as atividades presenciais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência