Monitoria de Habilidades de Comunicação - Desenvolvimento Pessoal em meio à pandemia: um relato de experiência
Abstract
INTRODUÇÃO: Em meio à pandemia do COVID-19, o isolamento social se fez necessário, o que modificou a rotina no ambiente acadêmico. Na monitoria de Habilidades de Comunicação - Desenvolvimento Pessoal para o 2º e 7º períodos da Faculdade Medicina da UFC – Campus Sobral, existiu a necessidade de readequação, tornando o ensino remoto uma atividade essencial. OBJETIVOS: Aprofundar conhecimentos e estimular a aprendizagem auto dirigida acerca das habilidades e atitudes médicas, relação médico-paciente e Medicina centrada na pessoa. MÉTODO: Cada turma, composta por 40 alunos, era dividida em 4 equipes ou 6 equipes. Tais grupos eram divididos para os 2 monitores, ficando cada um responsável por se reunir com 2 ou 3 equipes. A depender do tema da monitoria, era escolhido a melhor forma de condução do momento. Algumas vezes, definiu-se previamente perguntas que estimulassem a reflexão e participação de todos. Outra vez, por exemplo, foram escolhidos pequenos trechos de filmes que envolvessem Medicina para todos assistirem, com posterior debate acerca das questões abordadas nos vídeos. As reuniões eram realizadas por plataformas virtuais como “Zoom” e “Google Meet”. RESULTADOS: Observou-se que, através do empenho dos participantes, as dificuldades iniciais inerentes ao ambiente virtual foram sendo superadas. Dessa forma, um ambiente de acolhimento e interação foi criado. Foi possível aprender bastante, produzir conhecimento e refletir sobre os diversos temas que foram debatidos. CONCLUSÃO: O ambiente virtual mostrou-se uma alternativa eficiente para substituir as atividades presenciais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.