RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO MONITOR DA DISCIPLINA FARMACOLOGIA CLÍNICA: MOTIVAÇÃO E DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19
Resumo
INTRODUÇÃO: A ATIVIDADE DA MONITORIA, FUNDAMENTA-SE NO EXERCÍCIO DE APOIO PEDAGÓGICO, PAUTADO NO DESENVOLVENDO DE ATIVIDADES QUE PROPORCIONAM AOS MONITORES UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA COM A DOCÊNCIA. ADEMAIS, HÁ O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A AQUISIÇÃO, CONSOLIDAÇÃO, BEM COMO PARA O EFETIVO COMPARTILHAMENTO DOS CONHECIMENTOS. O ANO DE 2020, FOI DESAFIADOR, SOBRETUDO, PELO CONTEXTO DA PANDEMIA E SUAS ADAPTAÇÕES IMPOSTAS PARA VIABILIZAR AS ATIVIDADES ACADÊMICAS. LOGO, ABORDAR MOTIVAÇÕES, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS JUSTIFICAM A RELEVÂNCIA DESTE RELATO. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DE FARMACOLOGIA CLÍNICA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19 DURANTE O ANO DE 2020 DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC-CAMPUS SOBRAL, FOCANDO NA VIVÊNCIA PROPORCIONADA PELA FUNÇÃO. METODOLOGIA: TRATA-SE DE TRABALHO QUALITATIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, COM COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES ENTRE OS DOIS MONITORES, INCLUINDO O RELATOR DO ESTUDO, DURANTE O ANO DE 2020. RESULTADO: A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA, PROMOVEU UM SÓLIDO APRENDIZADO A NÍVEL TEÓRICO, BEM COMO FOI ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ENSINO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO INOVADOR PELOS PROFESSORES E MONITORES. ESTES ÚLTIMOS, ATUANDO COMO FACILITADORES NA RELAÇÃO ENSINO- APRENDIZAGEM. HOUVE O INCREMENTO DE NOVAS FERRAMENTAS, ESPECIALMENTE, APLICADAS DE FORMA ON-LINE NO GOOGLE CLASSROOM, COMO FÓRUNS, PORTIFÓLIOS E WEBCOBFERÊNCIAS. ADEMAIS, VALE RESSALTAR, QUE SURGIRAM DIFICULDADES POR CONTA DAS RESTRIÇÕES SOCIOEDUCACIONAIS E, ALÉM DISSO, PELA DIFICULDADE DE UM MODELO DE MONITORIA MAIS INTEGRATIVA E ESTIMULANTE. CONCLUSÃO: A MONITORIA ALAVANCOU E CIMENTOU OS CONHECIMENTOS EM FARMACOLOGIA CLÍNICA PARA MONITORES E DEMAIS DISCENTES. ALÉM DISSO, COLABOROU PARA A DIVERSIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM DE NOVOS MODELOS DE ENSINO PELOS MEIOS REMOTOS EM FUNÇÃO DAS ADAPTAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA. POR FIM, EVIDENCIA-SE UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE E DIFERENCIADA, APRENDIZADO PARA OS TODOS OS INTEGRANTES DA MONITORIA.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.