Título: O exercício da monitoria em ambiente de aprendizado virtual: relato de experiência

Autores

  • Amanda Cristina de Oliveira Fonteles
  • Marcio Arthoni Souto da Rocha

Resumo

A pandemia do COVID-19 nos trouxe à tona situações para às quais não estávamos preparados, como o distanciamento social e o necessário uso das tecnologias virtuais para continuar com as demandas do cotidiano. O impacto da pandemia chegou também ao contexto de ensino, onde foi necessário desenvolver estratégias para o aprendizado virtual. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de monitoria em uma disciplina que teve início antes do isolamento social rígido começar no Brasil, ainda no formato presencial e precisou se adaptar às contingências do ensino virtual. A metodologia usada é o relato de experiência, que tem a função de descrever uma experiência vivida que pode agregar à construção de conhecimento na específica área de atuação. O relato trata da experiência de monitoria na disciplina de Psicopatologia I – Fenomenologia e Humanismo, que é ministrada no sétimo semestre do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. As instituições de ensino precisaram se reinventar, mesmo que para isso não tenha havido tempo hábil para uma adequada capacitação. Aos poucos, e a partir de uma metodologia dialógica, fomos considerando as melhores estratégias a serem adotadas em cada situação de ensino. As trocas entre alunos e monitores passaram a acontecer também no ambiente virtual, como uma tentativa de continuar colaborando com a demanda de acompanhamento que os discentes já traziam desde o período de aulas presenciais. Para isso, foram utilizados aplicativos de comunicação e plataformas de ensino à distância. Os alunos frequentemente buscavam a ajuda da monitoria para tirar dúvidas sobre o conteúdo estudado, a utilização dessas novas ferramentas e sobre o modo de avaliação através delas. Sendo assim, podemos concluir que apesar da abrupta necessidade de adaptação, a experiência de monitoria facilitou a aprendizagem dos alunos, bem como permitiu o aprendizado de uma nova perspectiva de ensino.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência